O ROSÁRIO

Nos tempos iniciais do Cristianismo, os ermitãos do Oriente Médio utilizavam pequenas pedras para facilitar a contagem de suas orações diárias. Com o decorrer dos anos, o hábito foi se difundindo entre os cristãos, e a quantidade das orações passou a ser verificada através de um cordão que unia pequenas contas entre si, dando origem ao Rosário. Segundo conta a tradição, a devoção do Rosário em honra à Virgem Maria foi revelada a São Domingos e, por essa razão, muitos o chamam de Rosário Dominicano.

Na Idade Média, o Sul da França (Provença) e algumas regiões da Europa foram sacudidos nos Séculos XII e XIII por grupos fanáticos religiosos. Conhecidos por Cátaros ou Albigenses (da cidade Francesa de Albi), eles desvirtuavam a doutrina cristã espalhando diversas idéias heréticas, tais como: 1.º - O mundo teria sido criado por dois princípios opostos - uma divindade benigna que criou o mundo espiritual e uma divindade maligna que criou o mundo material. 2.º - Os ensinamentos do Velho Testamento deveriam de ser abolidos. 3.º - O batismo das crianças era um sacramento inútil.

Diogo, o Bispo de Osma, e o Padre Domingos saíram da Espanha em 1206 para Provença com a missão de pregar a verdadeira doutrina de Jesus Cristo. A Virgem Maria apareceu ao Padre Domingos e lhe prometeu que aos hereges seriam vencidos se ele divulgasse a devoção ao Rosário. Por essa época  teve início teve início a devoção por Nossa Senhora do Rosário, também chamada de Virgem das Vitórias. Com a ajuda de outros religiosos, eles conseguiram que um grande número de pessoas retornasse para a Igreja. Entretanto, os Albigenses ainda contavam com muitos adeptos, e a região permanecia em desordem religiosa e social.


Tencionando impedir a expansão da heresia e reforçar a oposição aos agitadores, o Papa Inocêncio III enviou Pedro Castelnau à cidade de Languedoc como seu legado. Em 1208 Castelnau foi assassinado, e o Papa proclamou uma cruzada para combater os hereges. A guerra teve início em 1209 com o cerco de Beziers e o massacre de sua população. As lutas foram intensas como a batalha de Muret em 1213 e, durante a cruzada, ocorreram diversas atrocidades até 1227, quando os Albigenses foram vencidos no pontificado de Honório III.

O Rosário é atualmente dividido em quatro partes, cada uma delas denominada e Terço. O Terço é composto por um cordão ou uma corrente contendo um crucifixo, uma medalha e cinquenta e nove contas utilizadas para numerarmos as orações. Quando rezávamos três Terços, nós honrávamos a Virgem Maria com um Rosário completo com cento e cinquenta Ave-Marias e meditávamos sobre quinze Mistérios. Ao Celebrar 24 anos de pontificado, em 16 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescenta, ao Rosário, os "Cinco Mistérios da Luz", inspirados na vida pública de Jesus. Isso acrescentou mais um Terço ao antigo Rosário. É por isso que agora, para rezarmos um Rosário completo, devemos rezar quatro terços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário