quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Encontro do dia 04/02/2015

Nessa última quarta-feira dia 04/02/2015, foi realizado no Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, mais um encontro, o primeiro do mês de fevereiro de 2015, do Grupo de Oração Terço dos Homens de Alto Parnaíba, que contou com a participação de mais de 80(oitenta) homens, sendo que 4 desses participando pela primeira vez.

O encontro foi animado por José Aírton, que conduziu brilhantemente, dando as boas vindas aos que ali se encontravam, onde abriu os trabalhos com a saudação inicial e pedindo que todos ficassem de pé e com muita alegria recebessem a imagem de Nossa Senhora de Fátima cantando o hino em honra a padroeira de nossa paróquia, em seguida foi evocada a Santíssima Trindade cantando, após houve o momento de confraternização onde todos puderam se cumprimentar na Paz de Cristo, esse momento é um momento onde se promove a alegria entre os irmãos, entre o povo de Deus. Em continuidade, foi pedido ao Espírito Santo de Deus para que os conduzisse, foi cantando o canto do Espirito Santo com muita fé por todos. Na hora do ato penitencial, hora de curvar a cabeça, fechar os olhos e conversar com Deus, pedir perdão pelos atos falhos, pelas omissões, pelos maus pensamentos e atitudes, mas também de agradecer pelo dom da vida e por mais uma vez poder está ali em comunhão com os irmãos em oração, já ir preparando o coração para um momento especial, ouvir a Palavra de Deus, o que o Santo Evangelho tinha a dizer.

O Evangelho foi proclamado por Francisco Moreira Filho, que compartilhou o Ev. de São Mateus cap. 14 vers. 22 à 33 que diz assim: 


"Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo.27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?”32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”"

Todos ouviram atentos a leitura, em sua explicação, Francisco falou sobre a importância da oração, de tirarmos instantes para conversar com Deus, pois Jesus tinha longos momentos de oração, chegava a ficar até mais de 5 horas orando, pedindo o auxílio do Senhor Deus em sua jornada aqui na terra. Assim como Jesus, quando se está em oração, alimento sua fé, mesmo que venham as tempestades e balancem o barco da sua vida, quando se tem que caminhar sobre as águas e estiver prestes a afundar, clame pelo nome de Jesus Cristo e ele te segurará pela mão. Uma forma de orar e rezando o Santo Terço todos os dias em sua casa em família, meditar o Evangelho de Jesus Cristo nas contas do rosário é está alimentando a fé para manter firmes as bases de um lar. "Pai e mãe que rezam unidos os filhos de pé, pais que não rezam os filhos caídos" assim definiu Francisco em sua explanação e pediu aos que ouviam, que tomassem o hábito de rezar o terço todos os dias em suas casas em família, não somente as quartas na igreja, que seja o momento de estar reunido alimentando a fé com a oração. Família que reza unida permanece unida. Terminada as palavras de Francisco, seguiu-se com o cântico para o ofertório.

Continuando o encontro, todos ficaram de pé para começar a oração do Terço, contemplando os Mistérios Gloriosos, José Aírton colocou as intenções pedidas pelos irmãos, pelo aniversário do pai de Wagner, o senhor Idalmir Noleto Lima que completa 71 anos no próximo dia 08/02 em Balsas; pela saúde de "chumbinho" e de João Abreu que se encontram com problemas de saúde; pela recuperação dos irmãos que passaram por cirurgias Genival Tavares e Josué Carvalho (Zié); pediu ainda pelas crianças e pelos idosos que se encontram afastados de suas famílias em abandono. Foi feito o oferecimento do Terço e rezado um Pai Nosso e três Ave-Marias em honra a Santíssima Trindade. Conduziram os mistérios os irmãos Jackson Denis, Adão Erlandi, Robert, André Luis e Gildomar Lustosa. Foram convidados mais 5 irmãos a ir a frente ajudar na condução dos mistérios, puxadores e assembléia rezaram com muito entusiasmo meditando cada um dos cinco mistérios, feito isso foi rezado a oração da Salve Rainha e em seguida como já de costume, é consagrada a nossa vida, os nossos caminhos a Nossa Senhora cantando a bela música.





Lúcio Flávio como sempre fez os avisos necessários, dando as boas vindas aos novos que ali chegavam, saudando com palmas e reforçando o convite para que nos próximos encontros sempre tragam mais um, continuando os avisos, Francisco Moreira Filho falou sobre a assembleia paroquial que aconteceu no último domingo dia 01/02, que contou contou com a presença do Pe. Nadir, vigário geral da diocese de Balsas, e aproveitou para comunicar sobre os encontros nos bairros de Alto Parnaíba, em preparação para o Congresso Eucarístico Paroquial, que acontecerá no mês de março/2015, e o primeiro encontro será nesta quinta-feira (05/02) na Igreja do bairro Santa Cruz para falar sobre a importância a da Eucaristia na vida do cristão católico. Francisco fez a benção final e após convidou todos para tirar a foto que sela com sucesso todos os encontros.


Por Wagner Lima





















 



Nenhum comentário:

Postar um comentário