sábado, 21 de fevereiro de 2015

MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS (18-02-2015)

Nesta última quarta-feira (18/02/2015), foi celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, em Alto Parnaíba/MA, a missa da Quarta Feira de Cinzas, centenas de féis compareceram a celebração. A missa foi organizada pelo Grupo de Oração Terço dos Homens de Alto Parnaíba, e o celebrante foi Pe. Hugo Montagner, pároco da cidade. 

 

A quarta-feira de cinzas marca o inicio da Quaresma e também da Campanha da Fraternidade. São quarenta dias que nos separam da grande festa da Páscoa. A Igreja pede para nos reconciliar com Deus, trilhando o caminho da conversão que a Quaresma e a Campanha da Fraternidade nos propõem. 

Ao final da homilia, Carlos Biah fez a leitura do texto que declara aberta a CF 2015, leu ainda um trecho da mensagem do Papa Francisco para o povo brasileiro (confira aqui a integra da mensagem do papa), na qual destaca que o tempo quaresmal é propício para a vivência dos sentimentos de fraternidade e cooperação. No texto, o papa Francisco fala da importância da contribuição da Igreja no respeito à laicidade do Estado, sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, conforme motiva a Doutrina Social, em vista do bem do ser humano. "Cada um deve fazer a sua parte, começando pela minha casa, no meu trabalho, junto das pessoas com que me relaciono. E de modo concreto, é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados", disse Francisco. Ao final da mensagem, o papa cita, ainda, o lema da CF 2015, "Eu vim para servir", recordando as palavras de Jesus. "Queridos irmãos e irmãs, quando Jesus nos diz 'Eu vim para servir', no ensina aquilo que resume a identidade do cristão: amar servindo. Por isso, faço votos que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, predisponha os corações para a vida nova que Cristo nos oferece, e que a força transformadora que brota da sua Ressurreição alcance a todos em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural e fortaleça em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. A todos e a cada um, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, envio de todo coração a Bênção Apostólica, pedindo que nunca deixem de rezar por mim", assim disse o papa.  


A assembleia ouviu atentamente a mensagem, após o Pe. Hugo fez a benção e distribuição das cinzas: “Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre nossas cabeças em sinal de penitência” assim o Padre disse para abençoar as cinzas. “Convertei-vos e crede no evangelho!” disse o padre e os ministros impondo as cinzas consagradas sobre a cabeça dos fiéis que formaram fila para receber.

 

Após receberem as cinzas a missa seguiu o rito normal, com as preces da assembleia, ofertório e a Santa Eucaristia. Depois da comunhão o Padre lembrou aos fiéis que o período da quaresma é tempo de conversão e reflexão, o inicio da caminhada quaresmal é expressão do desejo de vida nova e o apelo feito na Campanha da Fraternidade deste ano é orientado pelo tema “fraternidade: Igreja e sociedade” e pelo lema que nos convida ao serviço: “Eu vim para servir”. A campanha propõe uma melhor relação entre a Igreja e a sociedade em nosso contexto atual, à luz do evangelho.















Nenhum comentário:

Postar um comentário