sábado, 14 de fevereiro de 2015

Encontro do dia 11/02/2015

Na noite da última quarta-feira, dia 11/02/2015, na igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias em Alto Parnaíba/MA, foi realizado mais encontro do Grupo de Oração Terço dos Homens de Alto Parnaíba (GOTHAP), que mais uma vez contou com a participação de mais de 70 homens de fé, entre eles a presença do Pe Alex, vigário de nossa paróquia.

Fotos: Agencia BPI - Carlos Biah / Romulo Biah / Thomaz Roger / Raildson Rocha



Conduziu o encontro Wagner, que abriu os trabalhos pedindo aos irmãos que ficassem de pé para receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do grupo, que entrava em procissão enquanto se ouvia o canto inicial, após foi invocada a Santíssima Trindade cantando e em seguida os irmãos que ali estavam se cumprimentaram na paz de Cristo com muita alegria, demonstrando muita afetuosidade com os outros enquanto a banda cantava uma musica bem animada, para em seguida em oração pedir a presença do Espírito Santo de Deus que estivesse ali presente, no momento do ato penitencial, todos fecharam os olhos e curvaram a cabeça em sinal de respeito para pedir a Deus perdão pelos atos falhos, pelas omissões e também agradecer por tudo que o Senhor tem concedido até aqui e já ir preparando para ouvir o Santo Evangelho de Jesus Cristo, que foi proclamado por Carlos Biah, o texto do evangelho Marcos, 10, 35:45 que fala assim:

"35E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? 37E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? 39E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; 40Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. 41E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles; 43Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; 44E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos."


Foto: Retirada da Internet
Em sua explanação sobre o Evangelho, Carlos Biah trouxe o lema da Campanha da Fraternidade 2015, que no ultimo versículo acima, onde Jesus fala aos discípulos "Eu vim para servir" prova de toda humildade de Jesus mostrando que para sermos servidos primeiro temos que servir. Quem quiser ser grande deve tornar-se servidor de si mesmo e quem quiser ser o primeiro deverá torna-se servidor de todos, assim disse Jesus já fazendo convite ao serviço do bem comum. A Campanha da Fraternidade 2015, cujo o tema: "Fraternidade: Igreja e Sociedade" mostra em seu cartaz oficial a imagem do Papa Francisco beijando o pé de alguém (ato do lava pés) isso mostra muita humildade, amor e servidão ao próximo, tudo o que Jesus veio nos mostrar. Carlos Biah ainda fez a leitura de um trecho do Texto Base da CF 2015 que trata, sobre tudo, de assuntos pertinentes a sociedade atual, aproveitou ainda para falar que estamos nos aproximando do período da quaresma que é tempo de muita reflexão e oração.




Em seguida foi feito o ofertório e a seguir deu-se inicio ao Santo Terço. Nos oferecimentos, Wagner lembrou de pedir pela saúde dos irmãos "Chumbinho" e João Abreu que passam por problemas de saúde, para que Deus conceda um bom parto para a jovem Karol, filha do irmão Américo Borges, que iria passar por uma cesariana nessa sexta-feira (13/02); pelos irmãos que não puderam estar ali presentes, pelas famílias que sofrem a perda de seus entes queridos, por todos aqueles irmãos que estão pelo mundo perdidos no mundo dos vícios, seja drogas, alcoolismo ou outros que tiram tanto o sossego próprio como dos familiares, pediu ainda pelos doentes que se encontram nos leitos de hospitais a espera de retomarem sua saúde. Rezou-se a profissão de fé, um Pai Nosso e 3 Ave-Marias em honra a Santíssima Trindade. Após foi passado a condução aos irmãos que iriam proclamar os mistérios Gloriosos, Gildomar, Raimundo Henrique (Zuca), Thomaz Roger, Robert e Jackson Denis (Coronel) fizeram as leituras e as primeiras partes das orações, onde a assembléia com muito entusiasmo respondia. Contemplados os mistérios, fez-se o agradecimento e rezou-se a Salve Rainha, após cantou-se a musica de consagração a Virgem Santíssima por mais um encontro feliz.


Na hora dos avisos, foi pedido aos que ali estavam pela primeira vez, se pusessem de pé, 2 nos integrantes se apresentaram, foram acolhidos com uma forte salva de palmas para se sentirem bem recebidos e reforçado o convite para que todas as quartas fizessem presença, sempre convidando mais um. Ainda foi reforçado o convite para os encontros em preparação para o Congresso Eucarístico Paroquial, que aconteceria na quinta-feira (12/02) no bairro Santo Antonio às 19:30hs, e que era indispensável a presença de todos. Foi avisado ainda que para a próxima quarta (18/02) o Terço começa às 19:00hs, pois, às 19:30hs começa a Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas que abre as celebrações da Quaresma e que a preparação da missa ficou por conta do Grupo de Oração Terço dos Homens. Sem mais avisos, o Pe. Alex foi convidado a dar algumas palavras e fazer a benção final. Como já de costume, foi tirada a tradicional foto para selar o encontro.

Por: Wagner Lima


F O T O S
Todas a fotos contidas neste artigo, foram gentilmente cedidas pela Agencia BPI, nossos agradecimentos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário